quinta-feira, 5 de março de 2009

FATIAS DOURADAS

Eu sei... vocês devem estar a pensar que fatias douradas cheiram a Natal, que estamos em Março e que esta sobremesa vem fora de época.
Mas eu nunca deito pão para o lixo e Natal lá em casa é quando eu quiser, porque quem manda na cozinha sou eu!!! (rsrsrs)
Por norma quando faço as fatias douradas costumo preparar uma calda para regá-las, mas estas, como foram feitas para um lanche tardio, servi-as sem calda, acompanhadas de uma boa chávena de chocolate quente.
O método de as fazer já toda a gente conhece...
Cortar pão duro em fatias de espessura média (se preferirem usem pão de forma, mas de padaria, não daquele embalado).
Num tacho levar ao lume leite, uma casca de limão, um pau de canela e uma colher de sopa de açucar. Quando levantar fervura apagar imediatamente o lume e deixar arrefecer um pouco.
Mergulhar rapidamente as fatias de pão no leite, colocando-as a escorrer sobre uma rede.
De seguida passá-las por ovo batido, embebendo bem e levá-las a fritar em óleo bem quente.
Retirar, escorrer sobre papel absorvente e, enquanto quentes, polvilhar generosamente com açucar e canela.
Nota: para a calda costumo usar água, açucar a gosto, 2 paus de canela, uma casca de limão, uma estrela de anis e um cálice de vinho do Porto. Levar tudo ao lume a ferver durante 10 minutos, até formar uma calda apurada, que servirá para regar as fatias na altura de servir.
As minhas queridas Winnie e Alcina resolveram premiar-me com este selo, pois segundo elas o meu blog fá-las sorrir:
Minhas lindas, obrigado pela lembrança. Não vou passar o selo a ninguém em especial, pois todos os blogs que visito diariamente, por um motivo ou outro, fazem-me sorrir e já fazem parte da "família". Por isso peço a quem ainda não tem este selo que o leve para o seu cantinho, ok?

1 comentário:

Veronica Arteira disse...

Oi, Risonha. Temos algumas coisas em comum: gostamos de rir, gostamos de gatos, gostamos de cozinhas e gostamos de blog e gostamos de comer essa maravilha fora de época...rs. Mesmo estando em continentes tão distantes. Ah... e suas Fatias douradas são chamadas de Rabanadas, no Brasil. E, no lugar de ferver o leite como vc faz, eu misturo um pouco de leite condensado nele e embebo o pão ali....Hummmmmmmmmm...engordo 3 kilos com cada fatia. Agora, vou experimentar a sua receita.
Bjsssssssss