terça-feira, 3 de março de 2009

MAÇÃS ASSADAS

Até parece que para fazer maçãs assadas é preciso algum truque especial... lol!
Maçãs assadas é algo que não tem ciência nenhuma, mas como este blog é para partilhar o que faço, aqui ficam as minhas maçãs.
Costumo fazer muitas vezes pois todos apreciamos... e recorro sempre ao microondas, o que torna tudo muito mais rápido. Por vezes estamos a meio do jantar e a Risonha Júnior lembra-se:
"Mãe, porque é que não fazes maçãs assadas?"
Enquanto terminamos de jantar as ditas assam no microondas e ficam prontas no momento certo.
Há quem lhes acresecente um toque de vinho do Porto ou outro licor (por vezes também o faço), mas como estas eram para ser comidas pela minha filha, optei por não adicionar qualquer bebida alcóolica e foram feitas da forma mais simples possível, que é como a minha Júnior gosta delas:
Lavar maçãs reinetas e com a ajuda do descaroçador retirar-lhes o centro.
Picar a casca em cima com um garfo e dar um golpe em toda a volta.
Colocar as maçãs num pirex, deitar 2 colheres de sobremesa de adoçante no buraco central da maçã, adicionando ainda algumas passas (usei pretas e brancas) ou outros frutos secos à escolha.
Colocar ainda no centro de cada maçã um pau de canela e polvilhar com um pouco de canela em pó.
Salpicar com 3 colheres de sopa de água e levar ao microondas por 7 minutos (dependendo da potencia do microondas - é melhor colocar 5 minutos e depois ir cozinhando minuto a minuto até as maçãs estarem mais ou menos cozinhadas, conforme preferirem).
Et voilá... prontas a comer - sobremesa saudável, com poucas calorias, rápida de preparar e deliciosa a saborear.
(Confesso que na altura de comer deitei umas gotas de vinho do Porto por cima da minha maçã.. ih ih ih! Esqueci-me foi de fotografá-la...)

2 comentários:

Patyxa disse...

Muito lindo:)

Cal Moreira disse...

Maça é tudo de bom. Adoraria receber uma visita sua no meu blog Maça do Amor (blig.ig.com.br/primeiramordida). apareça por lá e depois me diga o que achou.
Um abraço
Cal Moreira