
Mas eu nunca deito pão para o lixo e Natal lá em casa é quando eu quiser, porque quem manda na cozinha sou eu!!! (rsrsrs)
Por norma quando faço as fatias douradas costumo preparar uma calda para regá-las, mas estas, como foram feitas para um lanche tardio, servi-as sem calda, acompanhadas de uma boa chávena de chocolate quente.
O método de as fazer já toda a gente conhece...

Num tacho levar ao lume leite, uma casca de limão, um pau de canela e uma colher de sopa de açucar. Quando levantar fervura apagar imediatamente o lume e deixar arrefecer um pouco.
Mergulhar rapidamente as fatias de pão no leite, colocando-as a escorrer sobre uma rede.
De seguida passá-las por ovo batido, embebendo bem e levá-las a fritar em óleo bem quente.
Retirar, escorrer sobre papel absorvente e, enquanto quentes, polvilhar generosamente com açucar e canela.
Nota: para a calda costumo usar água, açucar a gosto, 2 paus de canela, uma casca de limão, uma estrela de anis e um cálice de vinho do Porto. Levar tudo ao lume a ferver durante 10 minutos, até formar uma calda apurada, que servirá para regar as fatias na altura de servir.


1 comentário:
Oi, Risonha. Temos algumas coisas em comum: gostamos de rir, gostamos de gatos, gostamos de cozinhas e gostamos de blog e gostamos de comer essa maravilha fora de época...rs. Mesmo estando em continentes tão distantes. Ah... e suas Fatias douradas são chamadas de Rabanadas, no Brasil. E, no lugar de ferver o leite como vc faz, eu misturo um pouco de leite condensado nele e embebo o pão ali....Hummmmmmmmmm...engordo 3 kilos com cada fatia. Agora, vou experimentar a sua receita.
Bjsssssssss
Enviar um comentário