sábado, 22 de novembro de 2008

OSSOBUCO DE NOVILHO COM VINHO MADEIRA

Segundo as investigações que fiz na nossa preciosa ajudante, que dá pelo nome de "Wikipedia", o Ossobuco é um prato tradicional italiano da região da Lombardia, em especial da cidade de Milão.
O nome deste chambão (que pode ser de vitela ou de novilho) significa literalmente "osso com buraco", pois no norte da Itália o chambão é cortado em rodelas juntamente com os ossos.
Cada rodela apresenta no centro um bocado de osso em forma de tubo (o dito osso com buraco) e nesse buraco encontra-se o tutano, que não deve ser retirado.
Segundo as tradições italianas as rodelas de chambão deverão ser fritas em óleo ou manteiga.
Mas eu preferi cozinhá-las de uma maneira muito mais portuguesa e usando um produto que temos que enriquece todos os pratos onde é adicionado: o vinho Madeira.
Que me perdoem os italianos por ter deturpado a forma de cozinhar o ossobuco, mas eu prefiro muito mais assim...
Na panela de pressão colocar 2 dentes de alho laminados, 1 cebola grande picada, 2 tomates maduros em pedaços, sal, pimenta, um cravinho, azeite, um pouco de margarina e um ramo de coentros.
Deixar apurar um pouco e juntar o ossobuco e 2dl de vinho Madeira. Tapar a panela e assim que levantar pressão deixar cozinhar por 10 minutos.
Retirar a pressão (colocando a panela debaixo de um jacto de água fria), deitar mais um pouco de água se necessário e adicionar batatas em cubos e cenouras em rodelas.
Tapar novamente a panela e assim que levantar pressão deixar cozinhar mais 10 minutos.
Retirar novamente a pressão, destapar a panela, rectificar os temperos e deixar ferver mais 2 minutos para apurar o molho.
Tenho que confessar que ossobuco é dos meus pratos de carne favoritos... conseguem ver o "buraco do osso"?? LOL!