quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

ALHOS FRANCESES Á POLACA

Gosto muito do sabor do alho francês (ou alho poró, como lhe chamam os nossos irmãos brasileiros). Mas este vegetal, que pertence à família das cebolas e dos alhos (outros que eu adoro) na minha casa é quase sempre consumido em sopa ou salteado.
Num destes dias quando fui às compras, os alhos franceses estavam em promoção e eu não resisti e trouxe uma grande quantidade deles para casa.
Como não me apetecia usá-los apenas em sopa, procurei uma receita onde os pudesse incluir, e no livro "Doze Meses de Cozinha" encontrei esta que dá um excelente acompanhamento para carnes grelhadas.
1 kg de alhos franceses
90gr de manteiga
1 ovo (usei 2)
sumo de limão
2 colheres de sopa de ervas aromáticas (usei ervas de Provence)
sal e pimenta q.b.

Arranje os alhos franceses deixando apenas a parte branca.
Lave-os impecavelmente e coza-os durante 30 minutos em água a ferver temperada com sal.
Coza os ovos durante 10 minutos a partir do momento de ebulição. Descasque-os e passe-os por água corrente, até estarem completamente frios. Pique-os.
Escorra os alhos franceses, parta-os ao meio, tempere-os com sal e pimenta e disponha-os em pilha num prato ou travessa. Conserve em local quente.
Derreta a manteiga em banho-maria, junte as ervas aromáticas, o ovo picado e o sumo de limão.
Deite este molho sobre os alhos franceses e sirva imediatamente.
Atrevem-se a experimentar???

Sem comentários: