sábado, 29 de novembro de 2008

TARTE DE ROMÃS

Tenho uma relação de amor/ódio com as romãs: adoro comé-las mas detesto descascá-las.
Quem as costuma descascar é o Sr. Risonho, que com a sua grande paciência vai colocando os bagos numa taça, para lhes juntar açucar e vinho do Porto.
E eu, se o apanho distraído, jogo as mãos à taça e disfarçadamente roubo uns baguitos para comer, mas quase sempre sou apanhada com a "mão na massa" e levo uma palmada para não me armar em esperta... LOL!
Há dias tínhamos comprado umas romãs que não eram muito doces. Como tinha visto esta receita de tarte na revista "Saúde à Mesa" do passado mês de Outubro resolvi arriscar a fazer.
Ficou uma tarte diferente, saborosa, muito bonita à vista. e com poucas calorias Apenas teve dois problemas:
1º Usei massa folhada do LIDL e uma vez mais fiquei desiludida com esta massa, não fica com a consistência que eu gosto
2º Enquanto preparava a tarte comi a romã, o que fez com que quase não tivesse fruta para decorar a tarte... eh eh eh!
1 rolo de massa folhada
2 romãs
1l de leite magro
1 colher de chá de baunilha líquida
4 gemas
3 colheres de sopa de adoçante para culinária
2 colheres de sopa de Maizena
7 folhas de gelatina
2 colheres de sopa de compota de framboesa light
Ligue o forno a 180º. Forre uma forma de tarte com a massa, pique o fundo com um garfo, cubra com papel vegetal e encha com feijão seco. Leve ao forno durante 25 minutos e depois retire o feijão e o papel e deixe arrefecer.
Entretanto descasque as romãs e separe os grãos, eliminando as peles brancas (tarefa do Sr. Risonho). Leve ao lume o leite com a baunilha e deixe aquecer bem. Misture as gemas com o adoçante e a Maizena. Coloque a gelatina a demolhar em água fria.
Misture o preparado das gemas com o leite quente, em fio e sem parar de mexer.
Coloque a mistura num tacho e leve ao lume, mexendo sempre até ferver.
Retire, incorpore a gelatina escorrida e mexa bem até que se dissolva. Deixe arrefecer.
De seguida misture metade dos grãos de romã e misture delicadamente.
Coloque dentro da tarteira e espalhe. Leve ao frio até ficar bem solidificada e, antes de servir, misture o resto da romã com a compota e espalhe sobre o recheio da tarte.
Sirva bem fresco.
Fica uma tarte linda, não fica??? Só foi pena a gulosa ter comido tantos bagos de romã... LOL!
Informação nutricional da revista:
Dose para 7 pessoas
Calorias por dose = 291Kcal
Interesse Nutricional: rica em amido e cálcio

1 comentário:

Luciana Macêdo disse...

Nunca provei nada feito com romãs. Acho que não é muito usado na culinária, aqui na nossa terrinha. Tenho um pé de romã no sítio, e para falr a verdade não ligo muito para o fruto, acho lindo emuito decorativo.
A sua torta me fez olhar os romãs com utros olhos.
Bjs!