terça-feira, 11 de novembro de 2008

BOLO DE ABÓBORA E FRUTOS SECOS

Estava eu um dia destes a partir uma abóbora em pedaços para congelar, a fim de posteriormente ser usada em sopa, quando vou à despensa e olho para um pacote de farinha que tinha no verso uma receita de "Bolo de abóbora e nozes".
Deu-me imensa vontade de experimentar o bolo, já que estava com a mão na massa (ou melhor, na abóbora) mas infelizmente não tinha nozes em casa.
Mas tinha um pacote de mistura de frutos secos (nozes, amêndoas, avelãs, etc)... e pronto... estava o problema resolvido.

350gr de farinha
500gr de abóbora (descascada mas pesada crua)
200gr de miolo de mistura de frutos secos moídos (ou nozes como pede a receita original)
200gr de açucar
4 ovos
2dl de óleo
3 colheres de café de canela em pó
2 colheres de sobremesa de fermento em pó
1 pitada de sal fino
Coza a abóbora em muito pouca água ou no vapor. Escorra bem e enxugue-a num pano limpo.
Aqueça o forno a 180º.
Bata os ovos, junte o óleo e continue a bater. Acrescente a polpa de abóbora, misture bem e adicione os restantes ingredientes.
Deite a massa numa forma previamente untada e enfarinhada e leve a cozer no forno (eu deixei 45 minutos).
Verifique a cozedura, espetando no meio do bolo um palito, que deve sair limpo.
Querem vir lanchar?
Nota: fica um bolo grande, mas algo "pesado". Aliás, notei logo quando estava a prepará-lo que a massa era compacta. Como diria o meu pai, ficou um bolo "embatucado", não fica fofo, fica massudo.
O que fez que só quem o apreciasse fosse eu e a Risonha Júnior, que adoramos os bolos assim. O resto da trupe não gostou muito...

Sem comentários: