quarta-feira, 12 de novembro de 2008

BRUSCHETTAS À MINHA MANEIRA

Na minha casa sobra sempre pão. E nem pensar em deitar pão para o lixo (nem pão nem o que quer que seja, mas especialmente pão).
Arranjámos sempre forma de o aproveitar: em açordas, migas, fatias douradas ou mesmo torrado ao pequeno-almoço. Sempre me ensinaram que é um crime deitar pão para o caixote do lixo e ainda me lembro de a minha avó me dizer "se deixares cair um bocadinho de pão para o chão, quando o apanhares dá-lhe um beijinhos antes de o deitares fora"... nunca percebi porquê este costume, mas o que é certo é que ainda hoje o faço.
Ora há dias tinha pão duro em casa e não sabia o que fazer. Então pensei para com os meus botões:
"Se bruschettas são um antepasto italiano feito à base de pão, que é esfregado com alho, leva azeite e vai tostar na grelha, será que eu não posso aproveitar o pão fazendo algo do género?"
Foi assim que nasceu este petisco...
Forrei um tabuleiro com papel de forno de coloquei as fatias de pão (que por acaso era pão caseiro feito pela minha vizinha), previamente esfregadas com um dente de alho.
Reguei-as com um fiozinho de azeite e cobri com um pouco de polpa de tomate e oregãos.
Fiz várias versões colocando nas fatias:
* resto de filetes de pescada grelhados, queijo ralado e manjericão seco
* fatias de fiambre e queijo
* fatias de salmão fumado, cubos de queijo e oregãos
Levei ao forno pré-aquecido a 180º (com ventilação) durante 10 minutos (ou o tempo suficiente para o queijo derreter e o aroma das ervas se espalharem pela cozinha).
Tivemos um jantar bem ligeiro: uma sopa e estas bruschettas a complementar... e assim se aproveitou o pão duro.
A Risonha Júnior adorou a versão com salmão fumado... até que nem me saí muito mal, pois não?

1 comentário:

martina disse...

hm... adoro!
o pão dormido fica ainda melhor do que fresco.