terça-feira, 15 de setembro de 2009

TERRINA DE ATUM

Para quem não sabe, eu sou dadora de sangue e, de 4 em 4 meses, lá vou cumprir a nobre missão de doar "sangue risonho" que pode salvar uma vida... um pequeno gesto que nos toma meia hora (no máximo) e que pode ajudar tanta gente.
Na última vez que fui dar sangue, enquanto aguardava pela minha vez, folheava algumas revistas que estavam na sala de espera. Numa delas encontrei esta receita e, disfarçadamente, arranquei a página (é vergonhoso... eu sei...) e trouxe para casa.
Assim que pude experimentei a receita e fiquei com um belo petisco que tanto pode ser acompanhado de uma boa salada como servido num pic-nic para nos despedirmos do Verão...
2 latas de atum ao natural
2dl de natas
3 ovos
sal, pimenta e oregãos q.b. (acrescentei eu)

Num recipiente misture o atum desfiado com os ovos e as natas, junte os temperos e misture até que liguem todos os ingredientes.
Unte uma forma rectangular (usei uma forma de bolo inglês), verta o preparado de atum e leve ao forno, pré-aquecido a 200º, cerca de 15 minutos (deixei meia-hora).
Confirme que está pronto quando, ao espetar com uma agulha/palito na terrina, a extremidade saia seca.
Deixe arrefecer e desenforme, partindo em fatias e decorando a gosto.
Nota: o consumo de atum pode ajudar a diminuir a inflamação induzida pelos raios UVB e ajudar a prevenir não só os danos provocados pelo sol como também o cancro de pele.

2 comentários:

M. disse...

Que bom! Também faço uma coisa do género, mas com queijo.

made in ♥ love disse...

vou fazer isto definitivamente!!! Os miudos e graudos cá de casa vão agradecer decertezinha :) depois venho cá dizer


Um beijinho
Eduarda
made in ♥ love