terça-feira, 8 de setembro de 2009

RISOTTO DE BETERRABA

Já cheguei à conclusão que cá em casa a única pessoa que aprecia realmente um bom risotto sou eu... por isso faço os risottos só para mim.
Não resisto... a cremosidade do arroz arbóreo, com o toque envolvente do queijo no final é para mim uma refeição perfeita.
Esta receita vinha na revista "Saberes & Sabores" do passado mês de Junho e é um prato que fica com uma côr linda e apelativa. Adaptei as quantidades da receita, pois fiz em dose reduzida.
Quem for apreciador de risotto experimente que não se vai arrepender...
650ml de água
1 saqueta de chá Lipton Andalousia
sal
50gr de margarina
50gr de cebola picada
150gr de arroz arbóreo
0,5dl de sumo de laranja de pacote
125gr de beterraba cozida (usei de conserva)
pimenta preta
queijo parmesão

Leve a água a ferver, retire do lume e introduza a saqueta de chá, temperando com sal.
Deite 2/3 da margarina num tacho e assim que estiver quente introduza a cebola picada. Quando a cebola estiver dourada, junte o arroz e frite, mexendo sempre até ficar translúcido.
Refresque com o sumo de laranja, mexa e deixe cozer sobre lume brando, mexendo até o arroz absorver o líquido. Retire a saqueta de chá e vá adicionando a infusão preparada ao arroz, a pouco e pouco e sem parar de mexer, até o arroz estar cozido (mais ou menos 20 minutos).
Quando o arroz estiver quase pronto introduza a beterraba e o suco da mesma. Rectifique o sal e perfume com pimenta preta acabada de moer.
Retire do lume, junte a restante margarina, misture bem e sirva sem demora, enfeitando com lascas de queijo parmesão.
Fica com um ar delicioso, não fica?

Sem comentários: