sexta-feira, 11 de setembro de 2009

CRUMBLE DE AMEIXA

A fruta da época é sempre a melhor, pois está madura no ponto certo (sem recurso a estufas e a métodos artificiais) e pode adquirir-se a um preço bastante acessível.
Mas se a fruta da época vier directamente da nossa horta é melhor ainda, certo?
O único senão é quando as árvores de fruto são fertéis de tal maneira que por vezes nem sabemos o que fazer com tanta fruta... era o caso da ameixeira que tenho na minha horta.
Com tanta ameixa em casa tive que andar a cuscar uma receita onde as pudesse usar e descobri esta do blog Pimenta Verde.
É uma sobremesa deliciosa e o crocante do crumble é de perder a cabeça.
30 ameixas médias (usei daquelas que parecem abrunhos)
120gr de açucar amarelo
1 colher de sopa de sumo de limão
1/2 cálice de vinho do Porto
175gr de farinha de trigo sem fermento
150gr de margarina
75gr de flocos de aveia

Pré-aqueça o forno a 190º.
Espalhe as ameixas (sem caroço e cortadas aos quartos) uniformemente num pirex médio.
Espalhe duas colheres de açucar por cima das ameixas, adicione o sumo de limão e 125ml de água fria.
Numa tigela larga coloque a farinha, o restante açucar, a manteiga e o vinho do Porto e amasse até ficar granulado.
Adicione a aveia e amasse bem.
Espalhe esta mistura por cima das ameixas e leve ao forno por 40 minutos.
O meu marido e a minha mãe não gostaram muito da sobremesa, mas em compensação eu e a filhota adoramos!!!

Sem comentários: