quinta-feira, 12 de novembro de 2009

CURGETTES RECHEADAS COM OVOS MEXIDOS

Já por diversas vezes vos confessei a minha paixão por todos os legumes em geral, entre eles a curgette (ou abobrinha, como lhe chamam os nossos irmãos brasileiros).
Por isso assim que vi esta receita da Elvira fiquei literalmente a babar, pois embora já tenha feita curgettes com os mais variados recheios, nunca me tinha lembrado de recheá-las com ovos mexidos.
Fica um prato muito leve e apetitoso, ideal para quem gosta deste legume. Fiz apenas metade da receita (que são as quantidades que aqui descrevo) e acrescentei cubinhos de queijo flamengo aos ovos. Uma vez mais se comprova o que tenho dito muitas vezes - se é uma receita da Elvira é uma receita deliciosa, sem sombra de dúvida.
2 curgettes médias
4 ovos médios
2 colheres de sopa de azeite
sal e pimenta moída no momento
salsa picada finamente
cubinhos de queijo flamengo

Aquecer o azeite em lume médio numa frigideira grande. Alourar as metades de curgette (cortadas no sentido do comprimento) por 2 a 3 minutos de cada lado.
Escorrer as curgettes sobre papel absorvente. Retirar delicadamente a polpa sem furar a casca, escavando com uma colher. Triturar a polpa, escorrer o líquido da polpa e reservar.
Numa tigela grande, bater os ovos com sal, pimenta, os cubinhos de queijo, a polpa triturada e a salsa picada.
Colocar novamente ao lume a frigideira que serviu para as curgettes. Verter o preparado anterior e mexer até os ovos começarem a coalhar.
Distribuir os ovos mexidos pelas metades de curgette e servir de imediato.

Sem comentários: