terça-feira, 9 de dezembro de 2008

RISOTTO DE PALMITO

Quando participei no Intercâmbio Culinário com a Laurinha trocamos vários mails para decidir que receitas apresentaríamos.
Nessa altura descrevi à Laurinha alguns dos ingredientes de origem brasileira que tinha em casa, onde constava uma lata de palmito. A Laurinha teve a gentileza de me enviar uma série de receitas para eu escolher, e para esse desafio optei por algo doce: o pudim de tapioca.
Mas não me saía da cabeça a receita de um risotto de palmito que a Laurinha me tinha enviado.
A lata de palmito estava quase com o prazo de validade a terminar por isso tinha mesmo que usá-la... eu nem sabia se ia gostar do sabor de palmito, mas coloquei fé na receita enviada pela minha parceirinha e pus mãos à obra:

100gr de manteiga
2 cebolas grandes picadas
2 chávenas de chá de arroz arbóreo
2 chávenas de chá de palmito cortado em fatias
250ml de vinho branco seco
1,2l de caldo de galinha
sal a gosto
1/2 chávena de chá de queijo parmesão ralado grosso

Numa panela derreter a manteiga e refogar a cebola. Juntar o arroz e o palmito e cozinhar por uns quatro minutos, mexendo sempre.
Junte o vinho e deixe evaporar.
Acrescente o caldo aos poucos, sal a gosto e cozinhe em fogo baixo, mexendo de vez em quando, até que o arroz esteja macio e quase todo o líquido tenha sido absorvido.
Para servir coloque em pratos fundos e por cima espalhe o queijo parmesão.
Uma MA-RA-VI-LHA!!! Cada vez gosto mais de risottos....

2 comentários:

Anónimo disse...

Sou filha de Italiano, gosto muito de risoto,um casamento perfeito com Palmito.
Parabéns
Edilia

Carla Bruno disse...

é estranho mas já comia
beijo