quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

BOLO DE PRATA

Tenho sempre montes de claras no congelador, por isso de vez em quando tenho que lhes dar uso.
Um destes dias tinha um passeio combinado, e já me tinham "cravado" para levar um bolo... mas o que eu queria mesmo era aproveitar as claras.
Andei às voltas nas revistas e cadernos de receitas que tenho em casa e encontrei este bolo. Não foi preciso pensar mais: estava decidido onde ia gastar as claras... era só ir buscar um tabuleiro para fazer o bolo e depois parti-lo em quadradinhos e colocar numa caixa para levar para o passeio.
500gr de açucar
200gr de manteiga
raspa de 1 limão
15 claras
500gr de farinha
100gr de amêndoa laminada
açucar em pó e canela q.b.
Bater 400gr de açucar com a manteiga derretida e a raspa do limão até ficar uma massa homogénea. Reservar.
Bater as claras em castelo com o restante açucar, que deve ser adicionado pouco a pouco.
Na massa já preparada juntar alternadamente a farinha e as claras em castelo.
Levar ao forno num tabuleiro untado e enfarinhado, a 180º, durante 50 minutos.
A meio da cozedura polvilhar com açucar em pó, canela e a amêndoa laminada.
Deixar arrefecer, desenformar e partir em quadradinhos.
Ficou mais que aprovado, toda a gente gostou e disse que estava muito fofinho.

Sem comentários: