sábado, 24 de janeiro de 2009

TINTUREIRA COM LARANJA

Há pouco tempo atrás comprei umas postas de tintureira, algo que nunca tinha experimentado.
Mas depois houve alguém que me disse que, se este peixe não fosse bem cozinhado e com bastantes temperos, ficava com um sabor esquisito que nem se podia tragar.
Fiquei imediatamente apreensiva... não querem lá ver que fui gastar dinheiro e que agora o peixe não presta?
Andei a dar voltas à minha cabeça a pensar como haveria de confeccionar o peixe e lembrei-me que, já que as laranjas do Algarve são deliciosas nesta altura do ano, talvez não ficassem mal combinadas com o peixe.
Assim fiz... e não me arrependi! Afinal o peixe não sabe mal coisa nenhuma, pelo menos confeccionado desta forma.
5 postas de tintureira
sal e pimenta q.b.
farinha para polvilhar
óleo para fritar
50gr de manteiga
sumo de 2 laranjas

Temperar o peixe a gosto com sal e pimenta.
Passá-lo por farinha e levar a fritar em óleo quente, deixando as postas lourinhas de ambos os lados. Colocar numa travessa e reservar em local quente.
Escorrer a gordura de fritar o peixe e na frigideira levar ao lume a manteiga. Quando estiver quente juntar o sumo das laranjas, movimentando a frigideira em "vai-vem" até o molho engrossar um pouco.
Deitar o molho sobre as postas de peixe, decorar com rodelas de laranja e servir com arroz branco.

Sem comentários: