sexta-feira, 10 de abril de 2009

MEDALHÕES DE PESCADA COM CROSTA DE BROA

Hoje é Sexta Feira Santa, um dos dias mais importantes para os cristãos. Também conhecida por Sexta Feira da Paixão, é o dia em que se lembra o julgamento, paixão, crucificação, morte e sepultura de Jesus Cristo.
Para os católicos este dia pertence ao Tríduo Pascal, o mais importante período do ano litúrgico.
E, como já referi por diversas vezes, à semelhança do que acontece nas outras sextas-feiras da Quaresma, na minha casa hoje também não se come carne.
Por isso aqui deixo uma sugestão para um prato de peixe, rápido de fazer e que fica delicioso.
Usei uma ideia da Luisa: piquei a broa juntamente com os temperos e em grande quantidade, tendo congelado o que não usei e ficando assim sempre com broa temperada à mão para usar quando preciso. Dá um jeitão....
Untar um tabuleiro com um fio de azeite.
Colocar os medalhões de pescada (ou de outro peixe branco a gosto), temperar com uma pitada de sal e pimenta, regar com azeite e levar ao forno, a 200º, por 15 minutos.
Entretanto, na picadora, colocar miolo de broa de milho, 4 dentes de alho e um ramo de coentros. Picar tudo até que a mistura fique uniforme.
Retirar o tabuleiro do forno e cobrir os medalhões com a broa, calcando com as costas de uma colher de modo a que o preparado adira bem ao peixe.
Levar novamente ao forno por cerca de 10 minutos ou até que fique com uma crosta tostada.
Acompanhar com puré de batata e legumes cozidos.