quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

FILETES DE PEIXE COM MOLHO VILÃO

Uma vez mais volto a dize que filetes e/ou medalhões de peixe é das coisas mais práticas que há para as nossas cozinhas hoje em dia.
Sem pele, sem espinhas, já arranjados e prontos a consumir... não é uma maravilha?
Os filetes cá em casa muitas vezes são feitos da maneira tradicional: panados e fritos.
Mas como ando numa de evitar as frituras (além de fazerem mal à saúde deixam um cheiro horrível na cozinha) resolvi confeccionar os filetes de maneira diferente e mais saudável.
Estes eram filetes de peixe-mola (pamplo) mas podem ser feitos com filetes de qualquer peixe, desde que não sejam muito finos.
Temperar os filetes com alho picado, sal, pimenta e sumo de limão. Deixar marinar por 2 horas.
Untar levemente uma chapa com azeite e grelhar os filetes escorridos da marinada, sem os deixar passar muito para que não fiquem secos (por isso é que não aconselho filetes muito finos).
Enquanto isso preparar o molho misturando:
- 8 colheres de sopa de azeite
- 4 colheres de sopa de vinagre
- 1 cebola média picadinha
- 1 raminho de coentros picados
Levar todos os ingredientes ao lume e deixar ferver 3 minutos.
Colocar os filetes grelhados na travessa, dispôr o molho por cima e servir acompanhado de batatas cozidas e outros legumes a gosto (nós usamos bróculos e couve flor).
Uma refeição fantástica e muito saudável.
Nota: para maior quantidade de filetes pode fazer-se mais molho, sendo que a proporção é sempre a quantidade de azeite em dobro da quantidade de vinagre, a cebola e os coentros (ou salsa) podem ser ao gosto de cada um.
O molho pode ser preparado com antecedência (deste modo os sabores vão ficar mais apurados) e na hora de servir ser levado ao lume para ferver e cobrir o peixe.

1 comentário:

Eduardo Miguel disse...

- Fiquei com água na boca ao conferir estas receitas que vou tentar fazer, obrigado pela dica e sucesso!