sábado, 13 de dezembro de 2008

BOLINHAS DE PEIXE

"Senhoras e senhores, meninos e meninas, tomem os vossos lugares e apertem os cintos (como se o nosso país não andasse já com o cinto mais que apertado... lol!) que vamos iniciar viagem, para mais uma saga da cozinha da Risonha: aproveitar o que sobra de outras refeições."
É verdade: vocês já sabem que eu nunca deito nada para o lixo e tinha em casa restos de peixe cozido e algumas batatas que me tinham sobrado da véspera.
Tratei de reciclar o "material" e fiz estas bolinhas que ficaram com um sabor muito agradável e que tanto podem servir de entrada como de refeição, desde que devidamente acompanhadas.
Ok... são um género de pataniscas, mas eu resolvi chamar-lhes bolinhas, porque quem está a pilotar a cozinha sou eu... eh eh eh!
2 postas de peixe cozido
2 batatas grandes cozidas
1 colher de sopa de leite
alho e cebola picada q.b.
coentros picados q.b.
2 gemas
1 colher de sopa de pão ralado
sal, pimenta e noz moscada q.b.

Desfiei o peixe e levei a saltear num pouco de azeite, juntando o alho e a cebola picados muito miudinhos.
Esmaguei as batatas com a ajuda de um garfo, juntei o leite, envolvi bem e juntei à mistura do peixe. Temperei com sal, pimenta e noz moscada.
Juntei os coentros picados e o pão ralado e mexi bem. Fora do lume adicionei as gemas, envolvendo bem de modo a ficar uma mistura homogénea (se for necessário pode acrescentar-se mais um pouco de pão ralado até dar liga).
Moldei em formato de bolinhas e fritei em óleo bem quente, escorrendo a seguir sobre papel absorvente.
Servi acompanhado com arroz de cenoura e salada de tomate.
E então? Valeu a pena mais esta viagem na cozinha da Risonha???

Sem comentários: