sábado, 4 de outubro de 2008

RISSÓIS DE FRANGO

Sempre sonhei fazer rissóis em casa mas nunca me tinha dedicado a essa tarefa, pois achava que era uma coisa muito difícil e demorada e pensei que não me ia entender com a massa.
Um destes dias tinha uns restos de frango grelhado, resolvi respirar fundo, ganhar coragem e tentar fazer uns rissóis de frango.
"Se não ficarem nada de jeito, ao menos os cães hoje vão ter um jantar mais requintado!" - pensei eu.
Mas afinal não é nada difícil fazer rissóis e esta massa é muito fácil de confeccionar e trabalhar.
Estou orgulhosa de mim mesma: olhem só que lindos ficaram os meus rissóis.

Para a massa:
2 chávenas de chá de leite
2 colheres de sopa de margarina
sal q.b.
2 chávenas de chá de farinha de trigo
* a chávena utilizada tem a capacidade de 200ml

Para o recheio:
restos de frango grelhado
5 delícias do mar
1/2 cebola
50gr de queijo flamengo
Comecei por preparar o recheio da forma mais simples que me lembrei: coloquei todos os ingredientes na picadora de modo a que ficassem bem miudinhos e envolvidos.
Para a preparação da massa coloquei o leite, a margarina e o sal numa panela ao lume.
Quando ferveu juntei a farinha de uma só vez e mexi rapidamente para não ficar com grumos.
Deixei cozinhar por 2 ou 3 minutos, até se desprender do fundo da panela.
Coloquei a massa em cima da bancada e deixei arrefecer completamente, amassando de vez em quando para não ganhar crosta enquanto arrefecia.
Estendi a massa com o rolo, cortei em formato redondo (usando a boca de um copo), coloquei o recheio no centro e fechei, apertando bem as bordas de modo a que ficassem bem unidas.
Passei por ovo batido e pão ralado e coloquei a fritar em óleo quente.
Retirei, deixei escorrer bem o óleo para ficarem bem sequinhos e servi com arroz de cenoura e rodelas de tomate.
Esta receita rendeu 24 rissóis.. claro que não se comeram todos de uma vez. Os restantes, depois de empanados, coloquei numa caixinha e congelei.
Ficaram deliciosos, bem sequinhos e com um agradável sabor a queijo no interior.
Como já disse fiz estes rissóis com a ajuda de um copo para cortar a massa... entretanto, depois disso, recebi dois miminhos muito simpáticos de duas meninas que frequentam o fórum "Receitas da Amizade". Agora preparem-se, pois quando fizer os rissóis com estas formas que as minhas amigas me enviaram é que vocês vão ver o que são rissóis perfeitinhos!
Aguardem-me... LOL!

Sem comentários: