quarta-feira, 20 de maio de 2009

CHOCO GUISADO COM BATATAS

É mesmo só e apenas isso: choco guisado com batatas...
Não tem ciência nenhuma para fazer, nem precisa de grandes explicações.
Mas é um prato que me traz à memória boas lembranças, pois era um dos favoritos do meu pai...
O meu pai adorava tudo o que viesse do mar, ele costumava dizer que o mar era tão rico que nunca nos deixaria morrer à fome... e como ele adorava choco guisado com batatas.
De preferência gostava que a minha mãe deixasse cozer demais as batatas, de modo a que estas se desfizessem um pouco e o caldo ficasse grosso. E comia com um ar de satisfação como se estivesse a comer o melhor prato do mundo. Sinto saudades do meu pai todos os dias, mas quando faço estas comidas as saudades ainda se acentuam mais.
Depois desta partilha de memórias, aqui fica o modo como preparei o choco...
Arranjar um choco grande (este tinha cerca de 1,250kg), retirando-lhe a pele e a tinta, e parti-lo em pedaços.
Preparar um refogado com tomate maduro, cebola, alho, pimento em tiras, vinho branco, azeite, uma pitada de sal (só uma pitada mesmo), louro e 2 cravinhos.
Deixar cozinhar e quando o refogado estiver bem apurado passar com a varinha mágica.
Acrescentar um pouco de água e deitar os pedaços de choco, deixando guisar em lume brando (se quiser uma cozedura mais rápida pode usar-se a panela de pressão).
Quando o choco estiver macio acrescentar um pouco de água e após levantar fervura deitar batatas, previamente cortadas em quartos.
Rectificar os temperos e deixar cozinhar até que as batatas estejam macias.
É uma comida que conforta o corpo e a alma...

Sem comentários: