quarta-feira, 24 de setembro de 2008

BORREGO NA PRESSÃO

Borrego é uma carne muito apreciada cá em casa, especialmente pelo meu marido, ou não fosse ele descendente de alentejanos.
Na casa da minha sogra borrego sempre foi um alimento muito consumido e eu não o faço mais vezes porque a minha mãe não aprecia (aliás, nem pode com o cheiro).
Um destes dias fui ao talho e a carne de borrego tinha acabado de chegar. Estava com um aspecto tão fresco que não resisti.
Cheguei a casa, tirei a panela de pressão do armário e toca a cozinhar...
Na panela de pressão coloquei uma cebola em meias luas, 2 dentes de alho picados, 3 tomates maduros em pedaços, sal, pimenta, noz moscada, um cravinho, margarina, azeite e um copo de vinho branco.
Deixei apurar bem o refogado e juntei a carne de borrego e 2 cenouras em rodelas.
Deixei ferver, envolvendo bem até a carne perder a côr de crua.
Deitei um gole de vinho do Porto e um pouco de água, tapei a panela e deixei ao lume por 30 minutos, a partir do momento em que começou a pressão.
Retirei a pressão da panela (coloco sempre a panela debaixo de água fria), abri e deixei ferver mais uns minutos para apurar o molho.
Aromatizei com um raminho de hortelã e acompanhei com esparguete.
Querem almoçar conosco?